Cultura Gastronômica
Diferente da culinária que é o ato de cozinhar, a gastronomia é uma arte que relaciona a comida com a cultura de um povo. É uma área de estudos interdisciplinares que envolve o conhecimento em história, artes, sociologia, nutrição, economia, química e tecnologias modernas.
A cadeia de produção dos alimentos tem impacto em toda a sociedade. Até chegar a nossa mesa, a comida recebe diversos processos que quando bem aplicados, são capazes de gerar riqueza, promover saúde e cultura a uma quantidade enorme de pessoas.
Com o avanço acelerado das mudanças climáticas tornou-se obrigatória à inclusão de práticas sustentáveis na gastronomia trazendo benefícios comerciais e ambientais para a população.
Atualmente os consumidores de todo o mundo estão desenvolvendo um olhar abrangente, preocupando-se com o impacto dos seus hábitos alimentares no meio ambiente e preferindo alimentos naturais, afetivos e nutritivos.
Por essa razão, a Gastronomia Sustentável vem ganhando mais espaço em todo o planeta.
Sustentabilidade e Geração de Renda
Utilizamos o alimento como ferramenta de transformação gerando impacto social positivo através da educação, inclusão e combate ao desperdício para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social.
No Brasil a prestação de serviços segue como o maior gerador de empregos e os setores de hotelaria e alimentação foram responsáveis por 23,1% das novas vagas em 2022, segundo levantamento do IBGE. Esses setores demandam muita mão de obra e oferecem oportunidades constantes.
O projeto "Cultura Gastronômica” visa qualificar empreendedores na área gastronômica, com ênfase na gestão de micro negócios, desenvolvimento de produtos e aperfeiçoamento técnico, através de aulas acessíveis e conteúdos aplicados de forma interativa e atualizados com as demandas do mercado de trabalho. Objetivando a aplicação desse conhecimento nos mais diversos espaços, gerando oportunidades de trabalho e renda.